quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

DICAS para quem quer aprender a tocar TECLADO!!!

O primeiro passo para ser um bom tecladista, é ser um bom músico;
O primeiro passo para ser um bom músico, é ser inteligente;
O primeiro passo para ser inteligente, é gostar de estudar;
O primeiro passo para gostar de estudar, é gostar do que se faz!
mas, não é apenas querer fazer algo, querer aprender alguma coisa; vc tem que amar,desejar ardentemente, tem que sentir que sua vida só faz sentido com isso, e nesse caso você tem que sentir isso pela Música!

     Então, se vc conseguiu seguir o primeiro passo, é bem provavel que vc tenha talento p/ música. mas, não pense que por ter talento vc vai aprender tocar da noite para o dia não! vc terá que se empenhar muito. o salário só vem para aqueles que trabalham. e aí, vc está preparado p/ ser um tecladista?
      Siga esses pequenos passos e tenha certeza q se segui-los corretamente passo a passo, em alguns anos vc estará tocando muito bem!

PASSO I-(esforço)
Nenhum Músico vai dar tudo que ele aprendeu ou descobriu em decadas de estúdo assim,de graça pra vc! vc vai ter que fazer seu próprio caminho! Portanto, serei prático nas minhas dicas. não lhe ensinarei a tocar, mas lhe mostrarei o caminho q vc deve tomar para chegar la!
PASSO II-(a música mudando suas atitúdes)
     Um Músico é como um jovem, que ao longo de sua vida aprende, vê, escuta, lê, interage, e faz muita coisa diferente. o segredo está naquilo q ele absorve. vc vai ser aquilo que vc imagina, sonha, quer ser...
4 mudanças vão ocorrer com vc a partir do momento que vc trabalha com a música:
-CARÁTER
-PERFIL PSCICOLÓGICO
-ESTÍLO
-FILOSOFIA DE VIDA

***CARÁTER- Seu caráter é o 1º a  ser formado no seu perfil musical:-(tímido,perspicaz,ignorante,chato,legal,decidido,líder, liderado,egoísta,excentrico,humilde,companheiro...)isso vai depender de onde vc aprende música, com quem aprende,onde toca, o que toca....CUIDADO;uma vez concretizado seu caráter músical, é difícil modifica-lo.por isso, existem tantos músicos e artístas q embora sejam bons, são pessimas pessoas fora dos palcos.

***PERFIL PSCICOLÓGICO- dedicado,ñ quer nada com a vida, inteligente,burro, idióta,fascinate,interessado...vc pode e DEVE interferir nesta formação.

***ESTÍLO- Este é um ponto muito importante: um músico nunca passa desapercebido nem é confundido,tudo isso por causa do seu estílo. isso vai interferir em seu dia-a-dia,amigos e oportunidades:
-ROUPAS
-FALA
-ESTILO MÚSICAL A SER SEGUIDO(pop rock, forró, rock in roll, samba, bossa nova, jazz...)
-IDEIAS
-CORES USADAS(roupas,cores e emoções dependerão do estilo músical a ser escolhido!)
OBS.: vc pode até dizer que é eclético, que usa gosta de todos os estílos, mas quando se trabalha com a música, normalmente vc terá q se dedicar a um estílo específico,afinal, a música é um ramo muito extenso.

***FILOSOFIA DE VIDA- É quando seu perfil músical está completo. vc passa a vêr a vida como determinado grupo.vc sabe quem é, de onde veio, para onde vai, o que quer da vida, o que quer da Música.vc vê a vida com outros olhos.

-PASSO III (querer e achar bonito é para os fracos; ser e fazer acontecer é para os melhores)
             Encontre seu caminho.seja vc mesmo. Ao longo de sua formação musical, vc vai ter que se espelhar em alguém. Não deixe que isso faça com que vc queira ser igual aquela pessoa, nem tente  pegar a mesma estrada que ela, pois vc pode até se arrepender. faça sua história, lute, conquiste, encontre seu objetivo. não queira ser melhor que seu tutor ou do que algum artista; SEJA melhor que ele!

-PASSO IV ( é errando que se aprende)
          Aceite que vc é um ser humano, e que errar é normal. não viva no erro, mas aprenda com ele! aprenda a ouvir conselhos. isso é muito importante na música. não se martirize toda vez que vc errar. ISSO VAI ACONTECER MUITO nesta área!

-PASSO V ( estude pra valer)
       Estude muito e lembre-se: vc vai sr aquilo que estudar!

após ter conhcimento dos 5 passos que terás que passar se quiseres ser um bom tecladista, vamos para a segunda etapa do seu aprendizado. como eu já disse, nao vou te ensinar a tocar. apenas te mostrarei o caminho. vc vai seguir só! vc vai fazer sua história.

eu dividi as etapas em Níveis de aprendizado. ha...lembre-se de mais uma coisa! a Música é muito incrivel e extensa. vc nunca saberá todos os seus mistérios mas se tiver sorte e dedicação poderá encontrar algo que ninguem encontrou ainda!
   Será nescessário anos de dedicação para se evoluir de nivel. vc tera q praticar e estudar bastante. eu lhe direi o que pesquisar e estudar, e o seu caminho vc encontrará!
                                                             BOA SORTE!!!


NÍVEL 1 -(INICIANTE)

-Aprenda a história da música, a história do seu instrumento(no caso do teclado e do piano, basta ir nesnte blog...http://jhonatasotk.blogspot.com...para encontrar a história do teclado e outras dicas também) e a história do seu estilo musical.

*DICA DE OURO!
Sinta a música e suas emoções. experimente tocar a noite, no silencio e sentir a emoção causada por cada nota....faça isso sempre e vc saberá interpretar melhor as músicas tocadas por vc! garanto.

-PESQUISE TAMBÉM....
#Acordes perfeitos maiores;
#Acordes perfeitos menores;
#Acordes sustenidos maiores;
#Acordes sustenidos menores:
#Acordes bemois maiores;
#Acordes bemois menores;
#iniciação musical;
#introdução a Partitura;
#Escalas harmonicas e Sequencias musicais.

-aprenda tambem, a tocar de ouvido.(isso vc só vai aprender com a ajuda de alguém experiente no ramo e praticando.portanto, aprenda tudo q ja disse antes, e so depois aprenda a tocar de ouvido.
-saiba mesclar: tocar de ouvido e tocar com partitura. assim, onde vc chegar, vc será um músico modelo!
- QUANDO COMPRAR SEU PRIMEIRO TECLADO, COMPRE UM TECLADO PARA INICIANTES.
AS LINHAS (PSR E) DA YAMAHA E (JUNO) DA ROLAND SÃO EXCELENTES PARA UM APRENDIZ.muita gente vai dizer...''compra um teclado melhor'' mas eu lhe garanto. se vc começar do iniciante vc nao apenas tocará bem, mas vc será um tecladista q conhece bem seus instrumentos. vc será um ótimo arranjador! teclado requer q vc conheça e saiba usar cada função oferecida!

-Quando fizer tudo isso q lhe ensinei, busque algum lugar para tocar. as igrejas são os melhores locais para quem está aprendendo. lá, muita gente não sabe de música. isso faz com que vc exercíte os ouvidos, e ganhe pratica musical. alem disso, ninguem vai ficar jogando na sua cara quando vc errar.
leia sempre bons livros sobre seu instrumento e sobre técnicas musicais. hj em dia existe algo chamado video aulas que tbm são ótimos para se aprender!.

-SEJA HUMILDE;vc ainda não sabe e nada! Músicos profissionais em sua maioria sao excentricos.eles so vao lhe ensinar alguma coisa se vc for humilde. aconselho tbm a vc entrar em pequenas escolinhas. elas sao ótimas para formação de base.

***DICA DE OURO!-Seu instrumento é uma extenção do seu corpo cuide bem dele e explore-o sem medo. aprenda a usar cada funñção. a maioria dos teclados, tem algum mecanismo de reset da memória.ou seja, se por acaso vc mexer em algo q nao saiba fazer voutar, vc ativa este mecanismo e ele volta as configurações de fábrica. NÃO  abra seu teclado de forma alguma. sempre q vc abrir é provável q novos problemas apareçam. leve-o a um técnico especializado. mas busque na internet algo sobre como os teclados funcionam, isso é muito importante.

-aconselho tambem que em questao de peças como fontes, pedais, e cabos, use sempre de marcas garantidas. embora sejam um pouco mais caras elas duram por muito tempo, enquanto as mais baratas duram poucos meses!
FONTES-Hayama
PEDAL DE SUSTAIN- geralmente o da marca do seu teclado....yamaha, roland, etc...

AO final desta etápa, está na hora de trocar de teclado. mas so quando se estiver dominando bem a música e principalmente, o seu instrumento.
 TROQUE-O POR UM SEMI-PROFISSIONAL.(pode ser arranjador ou sintetizadores)

-NÍVEL 2 ( SEMI-PROFISSIONAIS)

Provavelmente, vc já terá em torno de uns 5 a 7 anos de prática quando chegar a este ponto.vc já domina bem a música e tem um vasto conhecimento do que faz. a esta altura, já deve estar tocando em bandas ou grupos. aconselho agora a entrares em um bom CONSERVATÓRIO. acredito que já estas mais do q pronto para fazer um teste e passar. lá, encontrarás um universo paralelo, um mundo extraordinário voltado unicamente para música!

PESQUISE-

-DISSONANCIA E DISSONANTES;
-MICROTONS;
ESCALAS DIVERSAS;
-ARRANJOS MUSICAIS.

( a partir daqui nao posso mais lhe indicar o caminho para vc eguir. isso vai depender do que vc almeja e do que vc faz. mas , busque, pesquise. tenho certeza q encontrarás teu caminho!)

-NÍVEL 3 (PROFISSIONAIS)

Comece a construir suas teses e estudos. não deixe de estudar. vc é bom e sabe muita coisa mas nao sabe nem metade dos misterios q a música pode te oferecer. seja humilde...passe a diante seu conhecimento de graça assim como de graças recestes muita coisa.

NÍVEL 4 (MÉSTRES)

leva muito tempo e dedicação para se chegar aqui. é nescessário um,a vida dedicada unicamente a música.vc tem que te-la como profissão para poder um dia chegar aqui.

NÍVEL 5 (GÊNIOS)

...NENHUM ser humano foi  além  da barreira do nível 5... isso por que, quem chegou a este nível, tinha algum problema mental ou auditivo e de forma inexplicável fez coisas q nenhum ser humano seria capaz de fazer....essas pessoas não tinham a mínima noção do nível que elas alcançaram.

...os grandes MÚSICOS da história, não faziam ideia do talento que tinham, mas sempre dedicaram- se ao máximo e buscaram explorar totalmente seus talentos.

                                                             PERFEIÇÃO
É onde todo músico almeja chegar... mas, assim como o ser humano pode pousar no sol, o músico pode alcança-la!

''o aprendizado parte do princípio da curiosidade...
''quanto mais sábio, mas aparente sua ignorancia...
''a busca pelo conhecimento é como a imensidão do universo...vc nunca encontrará o fim...

por: Jhônatas de Lira, tecladista, 17 anos.

8 comentários:

  1. Excelente esse conselho! Nunca ninguém me disse isso antes,aprendi de modo simples, de ouvido , depois estudei partitura fiz errado, mas porque como eu disse ninguém me disse isso antes,toco em banda de baile , estudei um pouco com vários professores, mas acho que está na hora de eu procurar um bom conservatório, tenho coleção de DVDs de estudos, mas nada como um bom professor, mas como moro no interior, acho que vou me quebrar um pouco para encontrar um bom conservatório!Só posso dizer meu muito obrigado, e seguir esse conselho que achei de muito fundamento,talvez eu estaria bem mais avançado se soubesse isso desde o início!

    ResponderExcluir
  2. Dica de Ouro: Sinta a música em suas emoções! Esta foi a parte que mais gostei. Parabéns pelo post. Show

    ResponderExcluir
  3. eu ja toco algo , mas quando eu toco STILL LOVING YOU , WIND OF CHANGE e EU JURO
    , cara os olhos enchem dagua e a pele arrepeia.

    ResponderExcluir
  4. eu ja toco algo , mas quando eu toco STILL LOVING YOU , WIND OF CHANGE e EU JURO
    , cara os olhos enchem dagua e a pele arrepeia.

    ResponderExcluir
  5. gente tenho diversos curso para todos os tipos de músicos quem tiver interese só chamar no whatssap 051 95288460 .

    ResponderExcluir
  6. Ótimas dicas, estudar é a melhor maneira de aprender teclado, isso pra qualquer instrumento, pois quando temos conhecimento basta praticar o que aprendemos.

    http://cursoteclasmagicas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ótimo artigo! Muito tem dificuldade em aprender a tocar, mas existe um método muito bom chamado Método Hanon, caso queira conhecer dá uma acessada no artigo que escrevi em meu site! ;) Link: https://omeninomaisquerico.com.br/dominando-as-teclas-metodo-hanon-vol-1-funciona/

    ResponderExcluir